O mindfulness, ou Consciência Plena, é um método de meditação que apresenta uma nova forma de interagir com o que acontece na sua vida, com o seu corpo e sua mente. A prática vem sendo estudada em todo o mundo e comprovou em diversos casos redução de estresse, aumento de aproveitamento escolar e auxílio no tratamento de doenças como depressão. A técnica consiste na aceitação de suas experiências, permitindo que você tenha consciência do funcionamento do seu corpo e mente, não focando na reação daquela experiência em si. A premissa é de que ao aceitar as condições naturais em que vivemos, criamos a habilidade de responder a elas de maneira criativa e funcional. Estando em controle das nossas reações e escolhas, podemos encarar a vida enfrentando desafios e demandas no dia a dia. Para que isso seja feito, precisamos estar conscientes do que acontece.

O método exige disciplina, perseverança e muitos exercícios. Confira um deles, feito especialmente para iniciantes. Você deve reservar 30 segundos para cada um dos passos e segui-los três vezes ao dia:

1 – Pare no meio de alguma atividade cotidiana. Traga sua atenção para a sua respiração, nas sensações em volta do seu estômago, a maneira que ele infla quando inspiramos, a sua volta a posição original quando expiramos.

2 – Preste atenção nas sensações corporais que ocorrem nesse momento, tensões musculares, dores, qualquer sensação e não tente modifica-la.

3 – Tome nota das sensações que você esteja experienciando, por exemplo: “Estou agitado” ou “Há agitação”. Não tente modifica-la, apenas aceite-a.

4 – Traga a sua atenção ao seu corpo, às sensações e como você está as experienciando. Conecte-se com elas, sem julgar ou comentar e apenas respire com elas. Permita-se apenas estar e relaxar com qualquer coisa que esteja presente.

Para quem deseja descobrir mais sobre a prática, há diversos vídeos na rede com especialistas e pessoas que passaram por mudanças positivas após os exercícios. Vale a pena conhecer!

Pin It on Pinterest