A nossa coluna quinzenal sobre o mundo Pet agora passa ganhar a contribuição luxuosa da empresa Cão Cidadão Sensacional, não? Criada em 1998 pelo zootecnista Alexandre Rossi, a Cão Cidadão é especializada em adestramento em domicílio e em consultas de comportamento. Sua missão é melhorar a integração do cão na família e na sociedade, por meio da educação. A Cão Cidadão ainda promove cursos, palestras, workshops e eventos com foco nos mais diversos públicos: dos profissionais que atuam na área a proprietários interessados em compreender e a educar o bicho de estimação.

Vamos agora ao primeiro texto dessa parceria animal! 😉

Um ato de amor chamado adestramento

*Por Paulo Pinto, adestrador franqueado da Cão Cidadão

Adestrar o seu pet, seja ele um gato, um cachorro, um papagaio ou qualquer outro animalzinho, vai muito além de ensinar truques e brincadeiras. O principal objetivo ao adestrar o seu amigo é melhorar a comunicação com ele, por meio de treinos e exercícios estruturados para que ele entenda melhor o que você espera dele. Dessa forma, ele também será capaz de lhe “dizer” como está se sentindo. E é por isso que iniciamos, a partir desse mês de junho, a parceria com o Blog Pet da rede Corpo e Alma. Esperamos que os artigos quinzenais ajudem a todos aqueles que tem um peludo em casa! Aqui, compartilharemos dicas para que o relacionamento entre tutor, sociedade e pet seja feliz e harmônico.

Educação do pet

Os truques ensinados aos bichinhos são muito legais para você e para eles, pois trará ao animal mais uma forma de interagir de maneira divertida com seu dono, mas também servirá para mudar comportamentos que não lhe agradam e se tornam cada vez mais sociáveis. Com isso, o seu peludo ganhará mais qualidade de vida, indo a lugares que antes não ia, recebendo melhor as visitas e participando de interações com outros amigos da mesma espécie. Então, adestrar é um grande ato de amor, afinal, quem não gosta de se comunicar cada vez melhor com quem ama? Então, vamos começar? Que tal ensinar ele a sentar?

“Senta”

Com o seu cãozinho de frente para você, mostre-lhe um petisco e o leve até acima do focinho dele, de forma lenta e contínua. O seu peludo levantará a cabeça para olhar a comidinha e sentará para ficar mais confortável. Quando ele sentar, lhe dê o petisco. Nas próximas repetições do exercício diga “Senta”, apenas uma vez um pouco antes dele sentar, e logo ele sentará quando você pedir.

Divertido, não? Bons treinos!

Ah, conte com a ajuda de um adestrador, caso sinta dificuldades!

Pin It on Pinterest