Por Fernanda Araújo, adestradora e franqueada da Cão Cidadão

As necessidades dos cãezinhos fora do local correto é um dos problemas que mais assombram as casas das pessoas, e também é um dos principais motivos do interesse dos donos no adestramento. Vamos, então, a algumas explicações e dicas para ajudar os tutores nesse processo.

O mais comum é que esse problema seja encontrado em casas com filhotes. Os pequenos ainda não possuem um controle tão grande da bexiga e intestino, como os adultos, e, portanto, tendem a fazer suas necessidades no momento em que a vontade aperta.

Assim, fica bem difícil para seu filhote, por mais interesse de acertar que ele tenha, chegar até o jornal ou tapete higiênico se as opções estiverem muito longe dele. Então, facilite a vida de seu cão! Espalhe um bom número de jornais ou tapetes higiênicos pelos locais onde ele tem acesso, aumentando, assim, a possibilidade de acertos.

Mas só isso pode não ser suficiente para que seu cachorro se alivie no local desejado, principalmente se ele ainda não tiver entendido que a superfície que você escolheu significa o mesmo que o banheirinho.

Filhotes tendem a fazer xixi e cocô em um intervalo de tempo relativamente curto após se alimentarem ou beberem água, dessa forma, aproveite esse momento para ficar perto de seu cachorro, mantendo-o próximo ao tapete ou jornal, mas sem tornar esse instante em um aprisionamento ou algo que acabe se assemelhando a uma espécie de castigo, pois a relação dele com o banheiro tem que ser sempre positiva.

Quando seu cachorro fizer a necessidade no local correto, aproveite para recompensá-lo bastante com petisco, atenção e carinho.

Outro ponto para ser levado em conta aqui é a não-utilização de broncas ou punições com o intuito de que o cachorro melhore esse comportamento. Broncas no momento das necessidades só fará seu cão entender que fazer algo tão biológico, quanto o xixi e o cocô, é errado.

A sua intenção pode ser de que a bronca “explique” ao cão que aquele local é errado, mas, na cabeça dele, você está brigando com ele apenas por ele ter feito as necessidades. Então, essa não é a melhor maneira de se comunicar com seu cachorro e nem de educá-lo para que seu objetivo seja alcançado.

Ao ter mais opções de banheirinho e com grandes recompensas associadas ao xixi e ao cocô no lugar correto, a frequência do comportamento certo irá aumentar gradativamente.

Mas, atenção: os cães não gostam de se aliviar perto de passagens, da sua caminha, brinquedos, comida e bebida. Se precisar de ajuda, conte com um profissional.

Pin It on Pinterest