Paulo Pinto, adestrador e franqueado da Cão Cidadão

O dia foi corrido! Acordamos cedo, fomos trabalhar, participamos de reuniões, almoçamos, fomos para a academia e, para terminar bem o dia, ainda participamos de um happy hour com os amigos, afinal, também precisamos relaxar e nos divertir. 

Em meio a tantas tarefas, você já se perguntou o que o cãozinho está fazendo? Bom, com certeza isso não é problema, pois o pet tem muitos brinquedos. Será?

Os passatempos do dia a dia podem não ser atraentes o suficiente para despertar o interesse do nosso peludo durante um dia inteiro. Mas existe um jeito de mudar a situação: “enriquecimento ambiental”.

Essa palavrinha mágica significa criar novos desafios físicos e mentais para o nosso amigão, assim ele se ocupará durante o dia e ficará muito mais feliz na nossa ausência.

Mostre ao animal

Alguns brinquedos são bastante interativos, mas é preciso ensinar o pet a se divertir com ele. Estimule a curiosidade e a vontade dele em fazer tais atividades, mas sempre respeitando suas limitações.

É interessante que no começo os desafios sejam fáceis, de forma a estimulá-lo.

No mercado pet existem muitos tipos de brinquedos interativos. Normalmente, eles vêm com um espaço para o tutor colocar ração ou petiscos. Deixe alguns espalhados e escondidos pela casa.  O seu pet os procurará farejando e depois terá o trabalho de tirar a recompensa de dentro deles.

Outra alternativa é pendurarmos esses brinquedos para que, com o vento, se mexam e estimulem o amigo a brincar. 

Se você gosta de trabalhos manuais poderá criar os próprios brinquedos tornando o desafio mais interessante ainda.

Vamos fazer?

1.     Pegue uma garrafa PET vazia e remova a tampa e os rótulos.

2.     Faça furos na garrafa com uma tesoura, de forma que os petiscos passem com certo grau de dificuldade (o desafio é tirá-los de lá).

3.     Coloque petiscos dentro e chame o amigo para brincar.

No começo, role a garrafa suavemente de forma a não assustar e a mostrar que cai biscoito dali de dentro. Depois, o peludo vai entender como funciona e passará um bom tempo tentando alcançar as tão desejadas guloseimas!

Simples, né? Então, nada de deixar o amigo entediado!

Pin It on Pinterest